terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vencedor do prêmio: A Construção do Ano em 2012!

 O vencedor do prêmio a Construção do Ano em 2012, foi o grupo Wilkinson Eyre Architects, pelo design do Cooled Conservatories, no Gardens by the Bay. O diretor do evento, Paul Finch destacou na cerimônia de premiação, o perfeito trabalho realizado por toda a equipe, e que todo o grupo além do arquiteto, merecia reconhecimento, inclusive o paisagismo realizado pela Grant Associates, e os engenheiros do Atelier One e Atelier Ten.
Localizado na Marina de Cingapura, o Gardens By The Bay, é um projeto-chave segundo o governador, capaz de transformar Cingapura em uma "Cidade-Jardim". 
Implantado numa área de 101 hectares, o projeto à beira-mar, compreende 03 áreas ajardinadas distintas: South Bay, East Bay e a Central.


A equipe eleita para projetar os 54 hectares do Garden Bay, foi eleita em 2006, um grupo liderado pela empresa Grant Associates, incluindo outros grupos como Wilkinson Eyre Architects, Atelier One, Atelier Ten, Design Terra, Davis Loangdon e Seah.
No coração de South Bay Garden, está o complexo de refrigeração que é o ponto focal dos jardins. Os dois principais conservatórios cobrem uma área de mais de 20.000 metros quadrados e estão entre as maiores estufas climatizadas do mundo! Elas oferecem climas diferenciais, e ocupam uma área de 1,28 hectares de inverno frio e seco (o "Dome Flor"), e outra com 0,73 hectares de inverno frio e úmido ("Cloud Forest").


Apesar de terem personalidades distintas, ambos exploram a horticultura desses ambientes mais sucessíveis de serem afetados pelas alterações climáticas.



O espaço Dome Flor conta a história de plantas e pessoas na zona de clima mediterrâneo, e de como as plantas cultivadas nessas regiões, gradualmente tornam-se ameaçadas com o aumento das temperaturas.

Esse espaço com mais de 10.100 metros quadrados, tem como objetivo trazer a experiência viva da mudança climática para os visitantes mais acostumados com o clima tropical e vegetação extremamente verdejante.  


O design dos conservatórios inspira-se em paisagens mediterrâneas, evocando a linguagem do clima seco, de sol escaldante, refletindo nas encostas de afloramentos rochosos. É a ligação íntima entre a terra, a geologia, a vegetação e o cultivo.


No centro do projeto encontramos o Dome Flor, conhecido como campo de flor, ou seja, um vasto tapete de flores que muda sazonalmente. A Cloud Forest destaca a relação entre as plantas do planeta e como elas interagem, quando ocorre o aquecimento das nuvens tropicais que ameaçam toda biodiversidade. Montada num espaço menor, mas maior que a altura do espaço Dome Flor, foi implantada uma montanha com cachoeira de 35 metros de altura, para que os visitantes possam caminhar, e sentir o impacto dessas mudanças. 








As árvores artificiais que cercam o parque foram construídas em concreto e aço, possuem 50 metros de altura. São equipadas com protetores solares, jardins suspensos e captação de águas pluviais. Elas sustentam uma passarela que distancia o solo à 22 metros de altura, oferecendo vistas panorâmicas de toda área e seu entorno.
 

O intuito da construção desse projeto está em função da ausência de uma paisagem natural, e os impactos causados pelo homem com a construção de arranha-ceús, como as mudanças climáticas naturais interagem com a intervenção humana.



O projeto que foi orçado em 350 milhões de dólares, faz de Cingapura a Capital Botânica do Mundo, todas as plantas estão aqui! O novo espaço irá servir também de sede para grandes festivais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário