segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arquitetura Neoclássica - O Romantismo

Essa tendência se desenvolveu no final do séc. XVIII e nos primeiros trinta anos do séc. XIX, marcada pela forte influência burguesa da época, após a Revolução Francesa e o Império de Napoleão.
O objetivo do Neoclassicismo era resgatar os princípios da antiguidade greco-romana e do renascimento italiano.
A Arquitetura Neoclássica se destaca pela volumetria horizontal, transparecendo ao observador a idéia de grandiosidade em suas fachadas, assim como a noção de conforto à nível interno. Surge uma arquitetura "compacta" se contrapondo com o estilo Barroco. Aqui, a verticalidade é meramente secundária. O projeto arquitetônico volta-se para a idealização de plantas quadradas, retangulares. Revaloriza-se os materiais de construção pelas suas próprias características (sem enganos visuais), pedra é pedra, mármore é mármore, etc. A arquitetura desta época busca refletir os interesses econômicos e políticos da sociedade como um todo, e não apenas a centralização soberana de um grupo, como ocorria na arquitetura sacra Barroca.


Igreja de Santa Genoveva (Panteão Nacional de Paris) construída pelo arquiteto Jacques Germain Souflot. A planta dispõe-se em forma de cruz grega, com um pórtico de seis colunas e um frontão onde se encontram diversas esculturas de David d´Angers. Após a Revolução Francesa, a igreja foi transformada no Panteão Nacional de Paris.

Na América do Norte, destaca-se o Capitólio de Washington, prédio que hoje serve como a sede do legislativo dos Estados Unidos da América. O edifício se destaca por uma cúpula central e por duas alas, cada qual para uma das câmaras do Congresso: na ala norte encontra-se o Senado, enquanto na ala sul situa-se a Câmara dos Representantes. Acima destas câmaras, localizam-se galerias a partir das quais os visitantes podem assistir as sessões. E sobre a cúpula encontramos a estátua da liberdade. O Capitólio de Washington está implantado a 1.6 Km da Casa Branca.


Brasil


A Arquitetura Neoclássica no Brasil, se deu na época da vinda da família real para o Brasil e durante a Independência, trazendo uma cultura mais requintada para o novo solo na qual se instalava. Buscando inspiração na antiguidade clássica, e satisfazer suas próprias necessidades, procuraram criar bibliotecas, teatros, colégios, e é claro vários palacetes!

O Neoclassicismo Brasileiro, se dividia praticamente em duas correntes - Uma voltada ao estilo europeu, provindo das importações da côrte portuguesa, e outro mais simplificado nascido entre os proprietários de terras e escravos. Se uma parte da arquitetura neoclássica brasileira refletia a construção de órgãos públicos e oficiais, a outra limitava-se em grandes casarões e palacetes das famílias de alto poder aquisitivo, espalhadas pelo litoral brasileiro.
Sendo assim, as arquiteturas neoclássicas brasileiras são de pequeno vulto, visto que as de grande vulto necessitavam de mão-de-obra de qualidade, e alguns materiais de construção dependiam das importações e da aprovação do Império. Mesmo assim, sem triar o mérito do estilo, o mesmo deixou várias heranças no Brasil, inclusive semeou um novo estilo que estaria por vir... O Ecletismo.

No Brasil, um marco da Arquitetura Neoclássica, é a Escola de Artes e Ofícios - RJ (Imperial Academia de Belas Artes)






Palácio Imperial do Rio de Janeiro-RJ
Também conhecido por Palácio São Cristóvão e Quinta da Boa Vista, foi o local aonde residia a família real  na época do Império. Atualmente abriga a sede do Zoológico Municipal do Rio de Janeiro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário