segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arquitetura Renascentista

Para entendermos melhor como funciona a Arquitetura Renascentista, temos que relembrar sua evolução "religiosa" nas edificações. (Ver posts mais antigos)
A proposta na arquitetura renascentista (séc. XV), foi criar espaços onde todos os ângulos visuais, fossem proporcionais entre todas as partes da construção. Ou seja, superasse a idéia de infinitude, de grandiosidade, de superioridade das catedrais góticas. Agora, o ser humano é o centro do universo, e não mais Deus.
A cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiore (Florença), do arquiteto, matemático, escultor, pintor Filippo Brunelleschi é um dos exemplos mais conhecidos.
Brunellechi projetou a cúpula da catedral baseado nos estudos do Panteão e de outras cúpulas da arquitetura romana, chegando a conclusão de que seria viavelmente possível construir a cúpula da Catedral de Santa Del Fiore, assentando-o sobre a estrutura octagonal das paredes já construídas. E essa solução foi tão integrada ao edifício, que parece ter sido criada pelo mesmo arquiteto da igreja como um todo.




A Arquitetura Renascentista foi durante muito tempo, uma via de duas mãos. Enquanto alguns arquitetos preocupavam-se  em apresentar uma novidade para o período anterior, outros renascentistas estavam preocupados com o retorno da arquitetura romana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário