segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arquitetura Gótica... Muito mais do que Vitrais!

Com a volta da população para as cidades, surge a burguesia em meados do século XII. Apesar da arquitetura românica ainda ser predominante neste período, já inicia-se pequenas mudanças na arte do pensar e do projetar grandes edificações. Mas só a partir do séc. XVI, é que essa nova arquitetura, denominada "Gótica", foi reconhecida pelos estudiosos.
A primeira obra do estilo gótico, surgiu na França em 1140 - Abádia de Saint-Denis. A diferença entre o estilo gótico e o estilo românico, está principalmente na composição da fachada principal. Enquanto a primeira tem como acesso 3 portais de entrada, a segunda possui apenas um portal.
Na Abádia de Saint-Denis e em muitas outras igrejas do séc. XII ao XIV, percebemos que o portal central tem acima dos frisos que emolduram o tímpano, uma grande janela, acima da qual há uma outra redonda, chamada "Rosácea" (característica da arquitetura gótica).

Outras características da arquitetura gótica são: a abóbada de nervuras; o arco ogival que possibilitou a construção de igrejas mais altas; pilares (agora os edifícios, não precisam mais daquelas paredes extremamente grossas para sustentar toda estrutura).

Outra referência da arquitetura gótica, é a Catedral de Notre Dame de Chartres
Seus três portais centrais de acesso, conhecido como Portal Régio, dão acesso à nave central da Igreja de Notre Dame.

E cada um desses portais, apresenta um tímpano totalmente esculpido, narrando momentos diferentes da vida de Jesus Cristo.

Se por um lado, a Catedral de Notre Dame de Chartres nos encanta pela beleza de sua verticalidade estrutural, e pelos belos vitrais do seu interior, a Catedral de Notre Dame de Laon permite a realização do sonho de construir igrejas cada vez mais altas. 
Sua construção data do final do século XII, e o que mais nos chama atenção é sua altura: 22 metros, e extremamente iluminada, graças ao seu número de janelas em todos os níveis da edificação!

Sem sombra de dúvidas, de todas as edificações góticas, a Catedral de Notre Dame de Paris, foi a que introduziu um novo recurso técnico bastante relevante - o ARCOBANTE (arco que transmite a carga de uma abóbada da parte superior de uma parede, para os contrafortes externos (pilares). Essa técnica permitiu fazer com que as paredes laterais, não tivéssem mais a função de sustentar as abóbadas, fazendo com que os arquitetos góticos abusassem do emprego de grandes aberturas, com belos vitrais. 
São 150 metros de extensão por 32,50m de altura... Linda não?!




Com a arquitetura gótica, encerramos essa primeira parte. Porém, com o Renascimento, abriremos nosso segundo volume histórico... rsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário