quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ecletismo e a Arquitetura

(Royal Pavilion, Brighton, Inglaterra)

Arquitetura Eclética é o nome atribuído à prática acadêmica do mundo ocidental, ocorrida entre as últimas décadas dos século XIX e primeiras do século XX, orientada para questões estilísticas, segundo a qual todos os estilos e tendências históricas da tradição ocidental – grego, romano, gótico, renascentista, barroco, juntamente com arquiteturas exóticas – chinesa, japonesa, indiana, islâmica – são considerados, isoladamente ou conjugados entre si, como tipos ou  modelos para edifícios a serem projetados, podendo ainda fornecer figuras para a composição dos seus murais.                                                                                                                                            

O Ecletismo foi uma tendência de arquitetura muito popular, devido ao fato, de que o arquiteto e seu cliente (média e alta burguesia) falavam a mesma língua, e ambos queriam a mesma coisa. Tal realidade era diferente de outros movimentos modernos de vanguarda, por exemplo, que faziam uma arquitetura intelectualizada, utilizando conceitos que exigiam um nível de abstração e conhecimento, que o público ainda não possuía.
(Galleria Vittorio Emanuele de Milão - Itália)

A prática eclética serviu bem ao público burguês de então, e os problemas “higiênicos” (crescimento descontrolado da população das cidades industriais - epidemias - sistema de esgoto e drenagem precários); funcionais, tecnológicos, e de conforto, foram nivelados aos problemas estéticos e estilísticos. É neste momento que ocorre a dissociação entre o construtivismo e a arquitetura, o que muitas vezes vai exigir a
colaboração entre um engenheiro e um arquiteto nas grandes obras, como estações ferroviárias, nos mercados, museus, teatros, etc. E ao arquiteto, nesta época, foi reservado um papel secundário, segundo uma crítica pejorativa que durou até meados do século XX, tachando-o de “decorador de fachadas.”
(Petit Palais de Paris - França)

(Palácio de Reichstag im Winter - Berlim - Alemanha)


No final do século XIX e início do século XX, a arquitetura eclética passa a conviver com outras tendências  dissidentes, como o  Art Nouveau, o Expressionismo, e mesmo o Movimento Moderno.

O Ecletismo no Brasil

Seu auge no Brasil surge nas primeiras décadas do séc. XX, com um grande número de construções públicas e privadas em todo o país, incluindo palácios de governo, teatros, colégios, inclusive influenciando as elites nas construções das suas mansões, até as camadas sociais mais baixas, que também começa a erguer suas residências num estilo eclético simplificado, dentro de seus recursos limitados.
Na medida em que o Estado brasileiro desejava se afirmar internacionalmente junto às grandes potências capitalistas, edificando em larga escala segundo os princípios mais "modernos" e internacionalizantes, uma burguesia emergente colaborava na proliferação de edificações monumentais, com interiores extremamente luxuosos e fachadas sobrecarregadas de ornamentos, a fim garantir sua aparência, seu "status", e igualmente expandir o mercado da construção civil, e o sistema de produção que ela mesma administrava.
Entre os arquitetos que mais se destacaram nesta época, estão Filinto Santoro, atuando em várias partes do Brasil, Ramos de Azevedo, e Domiziano Rossi em São Paulo. No Rio de Janeiro, destacou-se o arquiteto Heitor de Meloe no Rio Grande do Sul, Theodor Wiederspahh. Vejamos algumas obras:

(Teatro Municipal de São Paulo - Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi)

(Pinacoteca do Estado de São Paulo - Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi)

(Palácio das Indústrias de Sâo Paulo - Domiziano Rossi)

(A antiga Cervejaria Brahma de Porto Alegre -RS - Theodor Wiederspahh)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, mas quero advertir de que a imagem identificada como Cervejaria Brahma na verdade se trata do Palácio Piratini, sede do Governo Estadual do RS.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela observação José Gaspareto!
    Peço desculpas pelo equívoco na inserção da imagem anterior, realmente houve uma falha na edição. O problema já foi corrigido.

    Att,

    arquitetofala.blogspot.com

    ResponderExcluir