quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Art Nouveau

No final das décadas do séc. XIX e inicio das décadas do séc. XX, surge a tendência Art Nouveau (Arte Nova), que tinha o intuito de integrar as artes aplicadas à arquitetura. Surge as primeiras grandes construções em estrutura metálica.
Através da utilização de novos materiais como cimento, alumínio, e principalmente o ferro e o vidro, era possível o arquiteto idealizar novas formas.
O movimento Art Noveau inspirou os arquitetos utilizarem formas mais orgânicas, com linhas curvas, inclusive na ornamentação de fachadas, desenvolvendo temas como folhagens, cisnes, flores, labaredas, etc.

A Torre Eiffel projetada por Gustave Eiffel em 1889, é o edifício mais alto de Paris, com seus 324m de altura, é o monumento pago mais visitado do mundo.


Na França, com o uso do ferro e do vidro, surgiu um excessivo floralismo decorativista, cujo maior exemplo está na entrada do metrô de Paris, projetado por Hector Guimard, um dos mais importantes arquitetos franceses ligados ao Art Noveau.

A Espanha também em busca de novas formas para a arquitetura, teve seu caráter fantasioso e sem limites. Em Barcelona, destacou-se o arquiteto Antonio Gaudí com as obras:

Casa Batlló 1877


Casa Milá (La Pedrera) 1910


Parque Güell 1914


Igreja da Sagrada Família 1883




Art Noveau no Brasil

Iniciou no Brasil na época das construções ferroviárias, mais precisamente em São Paulo.
Destaca-se o sueco Karl Eckman, com a construção de obras importantes, como: 

Escola Álvares Penteado

Maternidade de São Paulo

Teatro São José















Nenhum comentário:

Postar um comentário