sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Na terra do Minotauro, um palácio descoberto

No florescimento da civilização grega, próximos as ilhas do Mar Egeu, localiza-se os restos do Palácio de Cnossos, mais precisamente na Ilha de Creta.
As pesquisas sobre as ruínas do Palácio de Cnossos (1700 a.C.), revela uma arquitetura bastante evoluída  Caracteriza-se por um edificação de dois andares, no qual seu interior dispõe de um pátio central, onde estão distribuídas várias salas, sendo que algumas se interligam de forma bem organizada e planejada para a época.

Embora seja chamado de palácio pela sua grandiosidade, por abrigar quase mil salas, o espaço era tido como uma "cidade-estado", utilizado para fins administrativos, religiosos, armazenagem de alimentos, desenvolvimento de atividades artísticas, e produção de vinho da cidade de Cnossos. E as pequenas comunidades foram se desenvolvendo em torno destes núcleos.
A civilização minóica, antecedeu a civilização grega. Segundo a mitologia, o Rei Minos habitou este palácio e governou a cidade dos labirintos, com a ajuda do personagem famoso "Minotauro". A explicação desta lenda se dá em consequência ao ritual de sacrifício, conhecido como o "dorso do touro", imposta aos devedores de impostos na época, no qual eram acorrentados e jogados nos labirintos do palácio, até serem mortos pela fúria do animal.

Passados alguns anos, os gregos invadiram Creta, desmistificando essa lenda, ou seja matando o touro. E trazendo para Creta a influência helênica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário