segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arquitetura Barroca e Rococó


Originalmente nasceu na Itália, mas depois o Barroco se alastrou por toda Europa, chegando inclusive ao continente americano, trazido por colonizadores portugueses e espanhóis.

Embora muitos saibam que o estilo Barroco expresse um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência no meio cultural do século XVI e XVII, o Barroco na arquitetura traduz uma libertação espacial das geometrias convencionais vista até o presente momento. O Barroco implica na negação absoluta das divisões dos espaços vazios, da interpretação horizontal ou vertical de formas arquitetônicas complexas, vistas anteriormente. As obras barrocas rompem o equilíbrio entre o sentimento e a razão, ou entre a arte e a ciência que os renascentistas procuravam demonstrar em suas construções. No Barroco predomina a monumentalidade, as emoções exageradas, a arte-sacra e rebuscada,  e não o racionalismo renascentista.


Um bom exemplo da Arquitetura Barroca, é a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A planta original da cúpula foi projetada por Michelangelo. Após sua morte, logo no início da construção da Basílica, as obras foram repassadas ao arquiteto Giacomo Della Porta.
















Também temos a Praça de São Pedro projetada por Bernini:
Vejam que a praça é de forma elíptica, cercadas por duas grandes colunatas cobertas, que se estendem em curva, uma para a esquerda e outra para a direita, estando suas extremidades ligadas a fachada principal da Basílica de S.Pedro. Sobre essas colunas estão dispostas 162 estatuas em mármore, cada uma com 2.70m de altura.







Outro exemplo da Arquitetura Barroca, é o Palácio de Versalhes na França:




O Palácio de Versalhes foi construído inicialmente pelo arquiteto francês Louis Le Vaul em 1.660 a pedido do rei Luís XIV. Após a morte de Le Vau, sua construção foi finalizada pelo arquiteto Jules Hardouin Mansart.  

Se para os renascentistas os conceitos de volume e simetria caminhavam juntos, para a arquitetura barroca o que valia era a teatralidade e obras monumentais, provocando diferentes efeitos visuais, tanto no exterior, quanto no interior das construções. 

Na maior parte da Europa, foram construídos palácios tão imponentes como o de Versalhes, com imensos jardins, aproximando-se do estilo que estaria por vir - o Neoclassicismo.

No Brasil, o estilo Barroco foi trazido pelos Jesuítas católicos no séc. XVI, no qual predominam edificações de caráter religioso.

Um bom exemplo da arquitetura barroca no Brasil, é a Igreja de São Francisco, em Salvador-BA. Seu interior é toda esculpida em ouro.

Outro exemplo da arquitetura barroca no Brasil, é a Casa da Câmara e Cadeia Pública de Ouro Preto - MG, conhecida por Museu da Inconfidência Mineira




Arquitetura Rococó

Já o estilo Rococó se manifestou na arquitetura através dos espaços interiores, revestindo e ornamentando paredes dos salões, com cores claras e suaves, grande quantidade de espelhos, motivos florais, todos decorados com estuque. Porém, a parte exterior da edificação de uma arquitetura estilo Rococó, reflete um Barroco sem exageros, relembrando o estilo renascentista italiano, como podemos observar no projeto do arquiteto Jacques-Ange Gabriel - "Petit Trianon" (1762):












Nenhum comentário:

Postar um comentário