quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Origem da Arquitetura

Desde que o homem passou a habitar o planeta Terra, ele precisava vencer as barreiras impostas pelas condições climáticas, se protegendo das chuvas, do frio, dos animais, e ter também um local aonde pudesse guardar sua alimentação. Nasce assim a primeira idéia de "abrigo".
Na Idade da Pedra Lascada, o homem utilizou as cavernas como abrigo, e muitas vezes para ter a posse desse lar, precisou enfrentar animais que ali também habitavam ou se escondiam. 
Quando a comida acabava naquela região, ou se sentia acuado frente aos animais, ele procurava outro lugar aonde pudesse sobreviver, por essa razão, o homem primata nesta época, era chamado de "Nômade" (sem local fixo). Como sua fala era ainda pouco desenvolvida, procurava se comunicar através das pinturas nas paredes da caverna, mostrando assim como era o seu cotidiano.

Tempos depois surge a Idade da Pedra Polida, aonde o homem começa a abandonar as cavernas, e a construir seus próprios abrigos. As construções mais conhecidas neste período são os Nuragues (edificações em pedra, sem nenhuma argamassa, em forma de cone truncado).


Os anos se passaram, e o homem descobriu o fogo. Aqui as coisas começaram a mudar, porque ele passou de nômade à sedentário. Com o fogo, ele conseguiu iluminar o seu abrigo, cozinhar os alimentos, espantar os animais, e se aquecer do frio. Ele passou a ter maior proteção e melhores condições para se desenvolver e estabilizar sua família.
Mais tarde, o homem já estabilizado começa a progredir. Com a ajuda do fogo, nasce a metalurgia primitiva, os primeiros artefatos de metal, como facas, lanças, panelas, talheres, etc.; permitindo ao homem ter mais proveito na caça, na colheita, e melhores condições de sobrevivência.

Além das cavernas, da própria natureza, esculpidas pelo Grande Arquiteto do Universo (Deus); o monumento mais conservado pré-historicamente falando, pedra sobre pedra, é o Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Não se sabe ao certo quem o construiu, se foi o homem primitivo, ou a própria natureza, e até o momento sua verdadeira função, ainda é um mistério. Atualmente, muitos atribuem ao Stonehenge, uma função de espaço místico, utilizado para estudos religiosos, magísticos e astronômicos. 



3 comentários:

  1. Este texto poderia ser mais resumido pois para fazer um trabalho para a escola no meu caso este documento tem muito texto pois quantas mais imagem tiver e textos mais resumidos melhor tanto para melhorar o blog e para os leitores. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais resumido que isso? Melhor você deixar a sua preguiça de leitura de lado ou comprar um gibi!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. por isso que os estudantes não sabem de nada, querem tudo mastigado!

      Excluir